terça-feira, 10 de maio de 2016

Como elaborar um relatório

1.                    O que é um relatório?
 Um relatório de uma atividade prática  é uma exposição escrita de um determinado trabalho ou experiência.

2- Como escrever?

O relatório como instrumento de trabalho deverá utilizar uma linguagem simples, clara, objetiva e precisa. Deverá incluir a informação indispensável à compreensão do trabalho. A forma pela qual alguma informação pode ser apresentada (tabelas, gráficos, ilustrações), pode contribuir consideravelmente para reduzir a extensão de um relatório. As frases utilizadas devem ser completas,   para que, através da sua leitura seja possível seguir um raciocínio lógico.

 3- Estrutura de um relatório

A divisão de um relatório em várias secções ajuda à sua organização e escrita por parte dos autores e, de igual modo, permite ao leitor encontrar mais facilmente a informação que procura.

3.1. Título, autor(es) e data, identificação do trabalho (título).

 Identificação dos autores.
 Data em que o relatório foi realizado.
Disciplina a que diz respeito.

3.2. Objetivos

Deverá incluir sumariamente qual ou quais o(s) objetivo(s) do trabalho realizado.

3.3. Introdução

Nesta parte do relatório deve ser introduzido o trabalho experimental  realizado, bem como as noções teóricas que servem de base ao mesmo. A introdução deve conter a informação essencial à compreensão do trabalho.

3.4. Desenvolvimento

3.4.1. Localização da empresa

3.4.2. Atividades desenvidas, materiais utilizados e métodos

Deve ser sintético mas preciso, contendo, no entanto, informação suficiente de modo que, no caso da experiência vir a ser repetida por outrem, possam ser obtidos resultados idênticos.

 3.5. Resultados

Descrição do que se observa na experiência / trabalho desenvolvido. Inclui o registo e tratamento dos dados, bem como os esquemas e ou as figuras das observações efetuadas e do trabalho realizado

3.6. Conclusão

Esta parte do relatório deve sintetizar as principais conclusões obtidas no decurso do trabalho realizado.
 
3.7. Referências bibliográficas


A bibliografia deve figurar no fim do relatório. Nela devem ser apresentadas todas as referências mencionadas no texto, que podem ser livros (ou capítulos de livros), artigos científicos, CD-ROMs e websites consultados.

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