Como elaborar um
relatório
1. O que é um relatório?
Um relatório de uma atividade prática é uma
exposição escrita de um determinado trabalho ou experiência.
2- Como escrever?
O relatório como instrumento de
trabalho deverá utilizar uma linguagem simples, clara, objetiva e precisa. Deverá
incluir a informação indispensável à compreensão do trabalho. A forma pela qual
alguma informação pode ser apresentada (tabelas, gráficos, ilustrações), pode
contribuir consideravelmente para reduzir a extensão de um relatório. As frases
utilizadas devem ser completas, para que, através da sua leitura seja possível
seguir um raciocínio lógico.
3- Estrutura de um relatório
A divisão de um
relatório em várias secções ajuda à sua organização e escrita por parte dos
autores e, de igual modo, permite ao leitor encontrar mais facilmente a
informação que procura.
3.1. Título, autor(es) e data, identificação do trabalho (título).
Identificação dos autores.
Data em que o relatório foi realizado.
Disciplina a que diz respeito.
3.2. Objetivos
Deverá incluir sumariamente qual
ou quais o(s) objetivo(s) do trabalho realizado.
3.3. Introdução
Nesta parte do relatório deve ser
introduzido o trabalho experimental realizado, bem como as noções teóricas que
servem de base ao mesmo. A introdução deve conter a informação essencial à
compreensão do trabalho.
3.4. Desenvolvimento
3.4.1. Localização da empresa
3.4.2. Atividades desenvidas,
materiais utilizados e métodos
Deve ser sintético mas preciso,
contendo, no entanto, informação suficiente de modo que, no caso da experiência
vir a ser repetida por outrem, possam ser obtidos resultados idênticos.
3.5. Resultados
Descrição do que se observa na
experiência / trabalho desenvolvido. Inclui o registo e tratamento dos dados, bem como os esquemas e ou
as figuras das observações efetuadas e do trabalho realizado
3.6. Conclusão
Esta parte do relatório deve
sintetizar as principais conclusões obtidas no decurso do trabalho realizado.
3.7. Referências bibliográficas
A bibliografia deve figurar no
fim do relatório. Nela devem ser apresentadas todas as referências mencionadas
no texto, que podem ser livros (ou capítulos de livros), artigos científicos,
CD-ROMs e websites consultados.
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