Tema e estrutura do Sermão de Santo
António aos Peixes
O Sermão de Santo António aos Peixes foi pregado em S. Luís do Maranhão, a 13 de junho de 1654. Trata-se de um sermão alegórico.
ESTRUTURA
Introdução
Exórdio
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Capítulo I
. Apresentação do
assunto do sermão.
.Enumeração das
partes que compõem o discurso.
.Panegírico (elogio) a
Santo António.
.Invocação à
Virgem Maria.
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Desenvolvimento Exposição e Confirmação |
Louvor das virtudes |
Capítulo II: Louvor das virtudes dos peixes, em geral.
Capítulo III: Louvor das virtudes de quatro peixes, em particular: .Peixe de Tobias; .Rémora; .Torpedo; .Quatro-olhos. |
Repreensão dos vícios |
Capítulo IV: Repreensão dos vícios dos peixes, em geral.
Capítulo V: Repreensão dos vícios de quatro peixes, em particular: .Roncadores; .Voadores; .Pegadores; .Polvo. |
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Conclusão
Peroração
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Capítulo VI
.Conclusão do discurso: apelo, incitamento, elevação (os peixes são superiores a outros animais; estão acima do pregador). |
Vocabulário
Vícios: defeito ou imperfeição; prática frequente
de ato considerado pecaminoso (pecado).
Hipocrisia: fingimento de bondade de ideias ou de
opiniões apreciáveis.
Devoção fingida.
Púlpito: tribuna onde os sacerdotes (padres) pregam (falam para um auditório).
Pregar: anunciar do púlpito a palavra de Deus.
Louvar, exaltar, preconizar.
Eloquência: arte de bem falar.
Talento de convencer,
exaltar ou emoure, falando.
Retórica: arte de bem falar.
Conjunto
de regras relativas eloquência.
Exórdio: primeira parte do discurso que lhe serve como um prefácio (introdução).
Peroração: parte final de um discurso que se pode
dividir em anacefaleose e epílogo. = Conclusão.
Discurso breve.
Comover-
perturbar, abalar; ficar triste; chorar
Convencer-
persuadir; levar alguém a agir como nós queremos
Sermão de Santo António, Padre António Vieira
Texto
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Género
Literário
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Sermão de
Santo António
Autor:
Padre António Vieira
Local:
S.Luís do Maranhão (Brasil)
Data:13 de
junho de 1654 (dia de Santo António)
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Sermão
Esfera social:
Religiosa
Objetivos:
Difundir a religião cristã; moralizar
Formas de transmissão: transmissão oral; eventual difusão escrita
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Tema
/ Intenção
Comunicativa
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. Censura do comportamento dos colonos portugueses no Maranhão
. Defesa dos direitos dos ameríndios (índios).
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Estrutura
Argumentativa
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Estrutura
argumentativa organizada em três partes
Introdução / Exórdio
(Capítulo I)
. Definição da tese / ideia a desenvolver (a sociedade está
corrompida; a ação dos pregadores evita a corrupção).
. Ponto de partida da argumentação: conceito predicável – Vos estis
sal terrae/ “Vós sois o sal o sal da terra".
Desenvolvimento / Exposição e
Confirmação (Capítulos II a V)
.Crítica dos vícios da sociedade, por meio da alegoria /através do
elogio das virtudes e da repreensão dos vícios dos peixes, censuram-se os
comportamentos dos homens).
.Desenvolvimento da tese, com base em argumentos e exemplos,
geralmente bíblicos ou de âmbito religioso.
.Organização do discurso:
- Do positivo para o negativo:
do louvor das virtudes (capítulos II e III) para a repreensão dos vícios
(Capítulos IV e V);
- Do geral para o particular:
dos louvores e repreensões em geral
(Capítulos II e IV).
Conclusão /Peroração
. Reforço / síntese da tese defendida (Capítulo VI).
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Objetivos
da
oratória
/ do sermão
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Docere (educar / ensinar) –
Função pedagógica
.Citações / exemplos do foro do sagrado (ex: Bíblia, Santo António,
São Marcos, Adão e Eva, Job, Tobias).
.Citações de autores e obras clássicas (ex.: Aristóteles, Plínio).
Delectare (agradar) – Função
estética
.Discurso figurativo:
alegoria, metáfora, comparação.
.Outros recursos (ex.: jogo de palavras, antítese, enumeração).
Movere (persuadir) – Função
crítica e moralizadora
.Argumentos de autoridade (foro do sagrado).
.Discurso apelativo – apóstrofe, interrogação retórica, frase
exclamativa, frase imperativa.
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Crítica social e
alegoria
Vieira prega aos peixes com o intuito de censurar
alegoricamente o comportamento dos homens (destinatários reais do sermão).
Ao elogiar as virtudes dos peixes, critica, por contraste, a
ausência dessas mesmas virtudes nos homens:
Em
geral
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Virtudes
dos peixes
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Vícios
dos homens
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.São bons ouvintes.
.Escutaram Santo António com obediência,
tranquilidade e atenção.
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.Falta de devoção relativamente à palavra de Deus.
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Em
Particular
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Peixe
de Tobias
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.Possui entranhas que saram a cegueira e coração que
afasta os demónios.
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.Heresia / ausência de conversão.
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Rémora
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.É pequena no corpo, mas grande na força e no poder.
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.Fraqueza humana.
.Apatia, ausência de força de vontade.
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Torpedo
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.Produz descargas elétricas, fazendo tremer o braço
do pescador e evitando ser pescado.
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Exploração do próximo.
.Corrupção.
.Ambição desmedida.
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Quatro-Olhos
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.Tem quatro-olhos, dois que olham para cima e dois
que olham para baixo.
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.Vaidade.
.Incapacidade de discernimento.
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Ao censurar os vícios dos peixes,
Vieira critica, por analogia (semelhança), os defeitos dos homens.
Em geral
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Vícios dos peixes e dos homens
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.Exploração dos mais fracos,
oportunismo, cobiça, antropofagia social (“comem-se uns aos outros”).
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Em particular
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Roncador
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.Arrogância (“É possível que, sendo vós uns peixinhos tão pequenos, haveis de ser
as roncas do mar?!”).
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Pegador
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.Parasitismo (“não só se chegam a outros maiores, mas de tal sorte se lhes pegam
aos costados que jamais os desaferram”).
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Voador
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.Ambição (“Não contente com ser peixe, quiseste ser ave”).
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Polvo
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.Traição (“um monstro tão dissimulado, tão fingido, tão astuto, tão enganoso e
tão conhecidamente traidor”).
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“Palavra e Utopia”
O filme “Palavra e Utopia” foi
realizado por Manuel da Oliveira e apresentado ao público em 2000. O assunto é
a vida de padre António Vieira.
Em 1663, Padre
António Vieira foi chamado a Coimbra para comparecer diante do tribunal do
Santo Ofício. Esta referência é a primeira parte do filme.
Seguidamente,
é apresentado o passado de Padre António Vieira: a juventude no Brasil e os
anos de noviciado na Bahia. O Padre António Vieira queria a paz para mundo,
tentava proteger os negros e os índios, mas havia muito vícios, os colonos desrespeitavam
os direitos dos nativos e, por isso, não havia paz naquele território, tal como
acontece atualmente, em muitos países.
Os índios
nasceram no Brasil, mas os militares e os colonos que o ocupavam queriam roubar
o ouro. Num dos episódios, entraram na igreja e atingiram o Padre, mas os
índios lutaram e as tropas fugiram.
Os índios
são uma raça humana e o padre António Vieira quis defendê-los, pelo que pediu
auxílio ao Rei D. Afonso IV.
Padre
António Vieira deixou-nos grandes lições de vida. O filme “Palavra e Utopia” é
muito interessante, porque nos dá uma visão de todo o percurso da vida deste
grande escritor da Literatura Portuguesa.
Francisco Ferreira
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