quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Tema e estrutura do Sermão de Santo António aos Peixes

O Sermão de Santo António aos Peixes foi pregado em S. Luís do Maranhão, a 13 de junho de 1654. Trata-se de um sermão alegórico.

ESTRUTURA

Introdução
Exórdio

Capítulo I
. Apresentação do assunto do sermão.
.Enumeração das partes que compõem o discurso.
.Panegírico (elogio) a Santo António.
.Invocação à Virgem Maria.






Desenvolvimento
Exposição e Confirmação


Louvor das virtudes
Capítulo II: Louvor das virtudes dos peixes, em geral.
Capítulo III: Louvor das virtudes de quatro peixes, em particular:
.Peixe de Tobias;
.Rémora;
.Torpedo;
.Quatro-olhos.


Repreensão dos vícios




Capítulo IV: Repreensão dos vícios dos peixes, em geral.
Capítulo V: Repreensão dos vícios de quatro peixes, em particular:
.Roncadores;
.Voadores;
.Pegadores;
.Polvo.
Conclusão
Peroração
Capítulo VI
.Conclusão do discurso: apelo, incitamento, elevação (os peixes são superiores a outros animais; estão acima do pregador).



Vocabulário

Vícios: defeito ou imperfeição; prática frequente de ato considerado pecaminoso (pecado).

Hipocrisia: fingimento de bondade de ideias ou de opiniões apreciáveis.
                     Devoção fingida.

Púlpito: tribuna onde os sacerdotes (padres) pregam (falam para um auditório).

Pregar: anunciar do púlpito a palavra de Deus.
              Louvar, exaltar, preconizar.

Eloquência: arte de bem falar.
                      Talento de convencer, exaltar ou emoure, falando.

Retórica: arte de bem falar.
                Conjunto de regras relativas eloquência.

Exórdio: primeira parte do discurso que lhe serve como um prefácio (introdução).

Peroração: parte final de um discurso que se pode dividir em anacefaleose e epílogo. =                                         Conclusão.
                   Discurso breve.

Comover- perturbar, abalar; ficar triste; chorar

Convencer- persuadir; levar alguém a agir como nós queremos






Sermão de Santo António, Padre António Vieira



Texto
Género Literário
Sermão de Santo António

Autor: Padre António Vieira
Local: S.Luís do Maranhão (Brasil)
Data:13 de junho de 1654 (dia de Santo António)
Sermão

Esfera social: Religiosa
Objetivos: Difundir a religião cristã; moralizar
Formas de transmissão: transmissão oral; eventual difusão escrita









Tema / Intenção
Comunicativa
. Censura do comportamento dos colonos portugueses no Maranhão
. Defesa dos direitos dos ameríndios (índios).
Estrutura
Argumentativa
Estrutura argumentativa organizada em três partes

Introdução / Exórdio (Capítulo I)
. Definição da tese / ideia a desenvolver (a sociedade está corrompida; a ação dos pregadores evita a corrupção).
. Ponto de partida da argumentação: conceito predicável – Vos estis sal terrae/ “Vós sois o sal o sal da terra".

Desenvolvimento / Exposição e Confirmação (Capítulos II a V)
.Crítica dos vícios da sociedade, por meio da alegoria /através do elogio das virtudes e da repreensão dos vícios dos peixes, censuram-se os comportamentos dos homens).
.Desenvolvimento da tese, com base em argumentos e exemplos, geralmente bíblicos ou de âmbito religioso.
.Organização do discurso:
 - Do positivo para o negativo: do louvor das virtudes (capítulos II e III) para a repreensão dos vícios (Capítulos IV e V);
 - Do geral para o particular: dos louvores e repreensões em geral
(Capítulos II e IV).

Conclusão /Peroração
. Reforço / síntese da tese defendida (Capítulo VI).

Objetivos da
oratória / do sermão
Docere (educar / ensinar) – Função pedagógica
.Citações / exemplos do foro do sagrado (ex: Bíblia, Santo António, São Marcos, Adão e Eva, Job, Tobias).
.Citações de autores e obras clássicas (ex.: Aristóteles, Plínio).
Delectare (agradar) – Função estética
 .Discurso figurativo: alegoria, metáfora, comparação.
.Outros recursos (ex.: jogo de palavras, antítese, enumeração).
Movere (persuadir) – Função crítica e moralizadora
.Argumentos de autoridade (foro do sagrado).
.Discurso apelativo – apóstrofe, interrogação retórica, frase exclamativa, frase imperativa.







                                                                                                     


Crítica social e alegoria
Vieira prega aos peixes com o intuito de censurar alegoricamente o comportamento dos homens (destinatários reais do sermão).

Ao elogiar as virtudes dos peixes, critica, por contraste, a ausência dessas mesmas virtudes nos homens:


Em geral
Virtudes dos peixes
Vícios dos homens
.São bons ouvintes.
.Escutaram Santo António com obediência, tranquilidade e atenção.
.Falta de devoção relativamente à palavra de Deus.
Em Particular
Peixe de Tobias
.Possui entranhas que saram a cegueira e coração que afasta os demónios.
.Heresia / ausência de conversão.

Rémora
.É pequena no corpo, mas grande na força e no poder.
.Fraqueza humana.
.Apatia, ausência de força de vontade.
Torpedo
.Produz descargas elétricas, fazendo tremer o braço do pescador e evitando ser pescado.
Exploração do próximo.
.Corrupção.
.Ambição desmedida.

Quatro-Olhos
.Tem quatro-olhos, dois que olham para cima e dois que olham para baixo.
.Vaidade.
.Incapacidade de discernimento.

























Ao censurar os vícios dos peixes, Vieira critica, por analogia (semelhança), os defeitos dos homens.           





Em geral
Vícios dos peixes e dos homens
.Exploração dos mais fracos, oportunismo, cobiça, antropofagia social (“comem-se uns aos outros”).
Em particular
Roncador
.Arrogância (“É possível que, sendo vós uns peixinhos tão pequenos, haveis de ser as roncas do mar?!”).        
Pegador
.Parasitismo (“não só se chegam a outros maiores, mas de tal sorte se lhes pegam aos costados que jamais os desaferram”).
Voador
.Ambição (“Não contente com ser peixe, quiseste ser ave”).
Polvo
.Traição (“um monstro tão dissimulado, tão fingido, tão astuto, tão enganoso e tão conhecidamente traidor”).


“Palavra e Utopia”



            O filme “Palavra e Utopia” foi realizado por Manuel da Oliveira e apresentado ao público em 2000. O assunto é a vida de padre António Vieira.
            Em 1663, Padre António Vieira foi chamado a Coimbra para comparecer diante do tribunal do Santo Ofício. Esta referência é a primeira parte do filme.
            Seguidamente, é apresentado o passado de Padre António Vieira: a juventude no Brasil e os anos de noviciado na Bahia. O Padre António Vieira queria a paz para mundo, tentava proteger os negros e os índios, mas havia muito vícios, os colonos desrespeitavam os direitos dos nativos e, por isso, não havia paz naquele território, tal como acontece atualmente, em muitos países.
            Os índios nasceram no Brasil, mas os militares e os colonos que o ocupavam queriam roubar o ouro. Num dos episódios, entraram na igreja e atingiram o Padre, mas os índios lutaram e as tropas fugiram.
            Os índios são uma raça humana e o padre António Vieira quis defendê-los, pelo que pediu auxílio ao Rei D. Afonso IV.
            Padre António Vieira deixou-nos grandes lições de vida. O filme “Palavra e Utopia” é muito interessante, porque nos dá uma visão de todo o percurso da vida deste grande escritor da Literatura Portuguesa.

Francisco Ferreira


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