terça-feira, 15 de novembro de 2016

MÓDULO Nº 7

Textos de Teatro I

Frei Luís de Sousa, Almeida Garrett


Competências visadas
Competências transversais
De Comunicação: componentes linguísticas, discursiva/textual, sociolinguística, estratégica Estratégica: estratégias de leitura e de escuta adequadas ao tipo de texto e à finalidade; operações de planificação, execução e avaliação de textos orais e escritos; utilização das TIC; utilização de técnicas de pesquisa em vários suportes; tomada de notas; produção de resumo de textos expositivo-argumentativos Formação para a cidadania construção de uma identidade cultural; apresentação e defesa de opiniões; reflexão sobre outros pontos de vista; reconhecimento da herança do passado na construção do presente; assunção dos valores da democracia, da liberdade e da responsabilidade como valores consensuais a defender
Competências nucleares
Conteúdos
Leitura literária
Comunicado
Frei Luís de Sousa, Almeida Garrett (leitura integral)
Compreensão Oral
Filme Frei Luís de Sousa Documentários sobre Garrett e o Romantismo
Expressão Oral
Exposição
Expressão Escrita
Comunicado Textos argumentativos e expositivo-argumentativos Resumo de textos expositivo-argumentativos
Funcionamento da Língua
Previsível
Interação discursiva (força ilocutória) Processos interpretativos inferenciais (pressuposição e implicitação conversacional) Texto Paratextos Tipologia Textual
Potencial
Consolidação dos itens de Fonologia, de Semântica Lexical, de Semântica Frásica e de Pragmática e Linguística Textual dos módulos anteriores
Objetivos de Aprendizagem
Distinguir a matriz discursiva de vários tipos de texto Adequar o discurso à situação comunicativa Determinar a intencionalidade comunicativa Apreender os sentidos dos textos Distinguir o essencial do acessório Aplicar regras de condensação linguística Reconhecer a dimensão estética da língua Contactar com autores do património cultural universal Programar a produção da escrita e da oralidade observando as fases de planificação, execução, avaliação Produzir textos de diferentes matrizes discursivas Utilizar os conectores lógicos e os argumentativos Refletir sobre o funcionamento da língua Determinar a influência do passado na sociedade atual, nos seus valores e objetivos Interagir de forma crítica e criativa com o universo do texto dramático.


O TEXTO DRAMÁTICO

         O texto dramático é escrito para ser representado. Por isso, é composto por dois tipos de texto:
1-    Texto principal, que corresponde às falas dos atores, nas quais existem:
Monólogos – uma personagem, falando consigo mesma, expõe perante o público os seus pensamentos e/ou sentimentos;
Diálogos – falas entre duas ou mais personagens;
Apartes – comentários de uma personagem para o público, pressupondo que não são ouvidos pelas outras personagens.
2-    Texto secundário (ou didascálias, ou indicações cénicas) que se destina ao leitor, ao encenador da peça ou aos atores.
O texto secundário é composto:
·         pela listagem inicial das personagens;
·         pela indicação do nome das personagens no início de cada fala;
·         pelas informações sobre a estrutura externa da peça (divisão em atos, cenas ou quadros);
·         pelas indicações sobre o cenário e guarda roupa das personagens; pelas indicações sobre a movimentação das personagens em palco, as atitudes que devem tomar, os gestos que devem fazer ou a entoação de voz com que devem proferir as palavras.

ESTRUTURA INTERNA E EXTERNA

Estrutura externa – o teatro tradicional e clássico pressupunha divisões em atos, correspondentes à mudança de cenários, e em cenas, equivalentes à mudança de personagens em cena. O teatro moderno, narrativo ou épico, põe de parte estas regras tradicionais de divisão na estrutura externa.

Estrutura interna – uma peça de teatro divide-se em:
·         Exposição – apresentação das personagens e dos antecedentes da ação;
·         Conflito – conjunto de peripécias que fazem a ação progredir;
Desenlace – desfecho da ação dramática.

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