MÓDULO Nº 7
Textos de Teatro I
Frei Luís de Sousa, Almeida Garrett
Competências
visadas
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Competências
transversais
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De Comunicação: componentes linguísticas,
discursiva/textual, sociolinguística, estratégica Estratégica: estratégias de
leitura e de escuta adequadas ao tipo de texto e à finalidade; operações de
planificação, execução e avaliação de textos orais e escritos; utilização das
TIC; utilização de técnicas de pesquisa em vários suportes; tomada de notas;
produção de resumo de textos expositivo-argumentativos Formação para a
cidadania construção de uma identidade cultural; apresentação e defesa de
opiniões; reflexão sobre outros pontos de vista; reconhecimento da herança do
passado na construção do presente; assunção dos valores da democracia, da
liberdade e da responsabilidade como valores consensuais a defender
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Competências
nucleares
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Conteúdos
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Leitura
literária
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Comunicado
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Frei Luís de Sousa, Almeida Garrett (leitura integral)
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Compreensão
Oral
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Filme Frei Luís de Sousa Documentários sobre Garrett e o Romantismo
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Expressão
Oral
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Exposição
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Expressão
Escrita
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Comunicado Textos argumentativos e expositivo-argumentativos Resumo
de textos expositivo-argumentativos
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Funcionamento
da Língua
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Previsível
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Interação discursiva (força ilocutória) Processos interpretativos
inferenciais (pressuposição e implicitação conversacional) Texto Paratextos
Tipologia Textual
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Potencial
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Consolidação dos itens de Fonologia, de Semântica Lexical, de
Semântica Frásica e de Pragmática e Linguística Textual dos módulos anteriores
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Objetivos
de Aprendizagem
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Distinguir a matriz discursiva de vários tipos de
texto ▪ Adequar o
discurso à situação comunicativa ▪
Determinar a intencionalidade comunicativa ▪
Apreender os sentidos dos textos ▪
Distinguir o essencial do acessório ▪
Aplicar regras de condensação linguística ▪
Reconhecer a dimensão estética da língua ▪
Contactar com autores do património cultural universal ▪ Programar a produção da
escrita e da oralidade observando as fases de planificação, execução,
avaliação ▪ Produzir
textos de diferentes matrizes discursivas ▪
Utilizar os conectores lógicos e os argumentativos ▪ Refletir sobre o funcionamento da língua ▪ Determinar a influência do
passado na sociedade atual, nos seus valores e objetivos ▪ Interagir de forma crítica
e criativa com o universo do texto dramático.
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O TEXTO DRAMÁTICO
O texto dramático é escrito para ser
representado. Por isso, é composto por dois tipos de texto:
1-
Texto principal, que corresponde às falas dos atores, nas quais existem:
Monólogos – uma personagem, falando consigo mesma, expõe perante o
público os seus pensamentos e/ou sentimentos;
Diálogos – falas entre duas ou mais personagens;
Apartes – comentários de uma personagem para o público, pressupondo
que não são ouvidos pelas outras personagens.
2-
Texto secundário (ou didascálias, ou indicações cénicas) que se
destina ao leitor, ao encenador da peça ou aos atores.
O
texto secundário é composto:
·
pela
listagem inicial das personagens;
·
pela
indicação do nome das personagens no início de cada fala;
·
pelas
informações sobre a estrutura externa da peça (divisão em atos, cenas ou
quadros);
·
pelas
indicações sobre o cenário e guarda roupa das personagens; pelas indicações
sobre a movimentação das personagens em palco, as atitudes que devem tomar, os
gestos que devem fazer ou a entoação de voz com que devem proferir as palavras.
ESTRUTURA INTERNA E EXTERNA
Estrutura
externa – o teatro tradicional
e clássico pressupunha divisões em atos, correspondentes à mudança de cenários,
e em cenas, equivalentes à mudança de personagens em cena. O teatro moderno,
narrativo ou épico, põe de parte estas regras tradicionais de divisão na
estrutura externa.
Estrutura interna – uma peça de teatro divide-se em:
·
Exposição – apresentação das personagens e dos antecedentes da ação;
·
Conflito – conjunto de peripécias que fazem a ação progredir;
Desenlace –
desfecho da ação dramática.
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