quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Módulo nº 8

Textos Narrativos/Descritivos e Textos Líricos
Competências visadas

Competências transversais

De Comunicação: componentes linguística, discursiva/textual, sociolinguística, estratégica Estratégica: estratégias de leitura e de escuta adequadas ao tipo de texto e à finalidade; operações de planificação, execução e avaliação de textos orais e escritos; utilização das TIC; utilização de técnicas de pesquisa em vários suportes; tomada de notas; produção de síntese de textos expositivo-argumentativos Formação para a cidadania: aperfeiçoamento da capacidade de análise e de síntese; construção de uma identidade cultural; apresentação e defesa de opiniões pessoais relevantes sobre situações diversas; interacção com a realidade de forma crítica e criativa
Competências nucleares
Conteúdos
Leitura

Leitura literária
Caricaturas, desenhos humorísticos (função crítica da imagem)
Romance de Eça de Queirós Poemas de Cesário Verde
Compreensão Oral
Debate Programas áudio e audiovisuais humorísticos Excertos de filmes e séries baseados nas obras dos autores
Expressão Oral
Debate (participação)
Expressão Escrita
Síntese de textos expositivo-argumentativos Textos expressivos e criativos
Funcionamento da língua
Previsível
Expressões predicativas (tempo e aspecto; modalidade) Processos interpretativos inferenciais (figuras) Texto Para textos Tipologia textual
Potencial
Consolidação dos itens de Fonologia, de Semântica Lexical, de Semântica Frásica e de Pragmática e Linguística Textual dos módulos anteriores
Objectivos de Aprendizagem
Distinguir a matriz discursiva de vários tipos de texto
Adequar o discurso à situação comunicativa
Apreender os sentidos dos textos
Distinguir o essencial do acessório
Aplicar regras de condensação linguística
Reconhecer a dimensão estética da língua
Contactar com autores do património cultural nacional
Programar a produção da escrita e da oralidade observando as fases de planificação, execução, avaliação
Produzir textos de diferentes matrizes discursivas
Reflectir sobre o funcionamento da língua
Interagir de forma criativa com os universos ficcionais
Interagir com o universo de sensações, emoções, ideias e imagens próprias do discurso poético


Nenhum comentário:

Postar um comentário