quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Módulo nº3

Textos do Média I
Conteúdos
-Textos de apreciação crítica
-Artigos científicos e técnicos
-Crónicos
-Relações ente palavras

-Reprodução do discurso no discurso

Textos jornalísticos



A função do jornal é basicamente a comunicação. É um dos meios mais rápidos de ficarmos informados a respeito do que acontece no mundo. Dentro do jornal há várias secções, que por sua vez contêm vários tipos de texto. Há algumas características que são comuns a todos estes textos, mas há outras que servem para os distinguir.
Vejamos alguns dos mais característicos tipos de textos jornalísticos e suas principais características:

  • Notícia: Caracteriza-se pela linguagem direta e formal. Tem caráter informativo e é escrito de forma impessoal, frequentemente fazendo uso da terceira pessoa. Inicia-se com o leade e segue com o corpo da notícia. Enquanto na primeira parte estão registadas as principais informações do facto, no corpo do texto estão presentes os pormenores.
  • Editorial: é uma secção do jornal que possui opiniões dos editores e/ou da própria empresa que edita o objeto de comunicação. São textos de opinião, e não têm a obrigação de serem imparciais.
  • Reportagem: Tem por essência a descrição e caracterização de factos, ou seja, é uma notícia desenvolvida, que inclui falas de pessoas que presenciaram ou estiveram envolvidas nos acontecimentos.
  • Crónica: texto de carácter reflexivo e interpretativo, que parte de um assunto do quotidiano, um acontecimento banal, sem significado relevante. É um texto subjetivo, pois apresenta a perspetiva do seu autor, o tom do discurso varia entre o ligeiro e o polémico, podendo ser irónico ou humorístico. É um texto breve e surge sempre assinado numa página fixa do jornal.
  • Artigo de apreciação crítica: consiste num texto que se baseia na análise de uma obra, de um livro, de uma ação ou de uma ideia sob o ponto de vista de quem o escreve. Uma apreciação crítica consiste em analisar quer os aspetos negativos quer os aspetos positivos do objeto em análise. Neste tipo de texto, predomina uma linguagem subjetiva, na medida em que quem o está a elaborar expressa os seus pontos de vista e juízos de valor. Os artigos de apreciação crítica podem ser de âmbito cultural, económico, político e social. Um artigo de apreciação crítica é um texto crítico, onde o emissor exprime a sua opinião (favorável ou desfavorável) a propósito de determinado facto narrado, ideia apresentada ou objeto descrito. Podemos elaborar um artigo de apreciação crítica a partir de um livro, de um jogo, de um filme, de uma peça de teatro, etc..
  • Artigo científico e técnico: é um trabalho técnico-científico e constitui um instrumento de difusão (divulgação) de conhecimentos científicos a um determinado público. Tem de expressar o pensamento pessoal ou argumentação de quem o elabora, apoiado em autores conceituados, com quem se concorda, discorda ou se tem divergência parcial. Distingue-se do artigo de opinião, que pode exprimir apenas ideias próprias e, frequentemente, surge nos meios de comunicação social. Um artigo técnico apresenta-se como um instrumento de transmissão de conhecimentos do âmbito da técnica. Um relatório pode assumir, frequentemente, um valor de um artigo técnico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário